João Cabral de Melo Neto
"Este museu de tudo é museuComo qualquer outro reunido;
Como museu, tanto pode ser
Caixão de lixo ou arquivo. (...)
É depósito do que aí está,
Se fez sem risca ou risco"
O profº. Márcio (História), que desenvolveu o projeto, explica que: "Os projetos de memória propiciam aos alunos a oportunidade de construir uma percepção sobre o passado e o presente a partir das narrativas de pessoas que viveram esses tempos e de objetos guardados por elas. Por meio deles, os alunos podem perceber que a História não é uma narrativa fria acerca de algumas pessoas importantes e fatos políticos e econômicos, mas um conjunto de narrativas articuladas e que podem ser compreendidas a partir de sua riqueza e de sua diversidade. Isto possibilita que criem vínculos com as pessoas e com as histórias narradas e ainda se sintam parte da comunidade cujas histórias são acolhidas pela escola, valorizadas e preservadas.
O trabalho com memória pode ser feito como um projeto, nos moldes daqueles que fazemos no Museu da Pessoa, ou integrar outros projetos e atividades em que o trabalho com relatos se articula à pesquisa e à construção de saberes das diferentes áreas".
Existe uma controvérsia sobre a origem dos museus e sobre qual deles deve ser considerado o primeiro do mundo. Alguns autores sugerem que deveríamos considerar que |
os museus teriam começado com a lendária
Biblioteca de Alexandria, com seu complexo de salas de estudo, bibliotecas, jardim
botânico, parque zoológico e observatório
astronômico. No entanto, o primeiro museu
criado de acordo com a moderna acepção
da palavra, no entendimento da maioria
dos historiadores desta área, foi o Museu do Louvre, em 1793, em Paris, na França.
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