Educação e Sensibilidade
Profº. Ranilson Duarte Pereira
Observando as flores à margem do caminho. |
Penso que um dos grandes desafios do professor atualmente é descobrir alguns conceitos cristalizados nos alunos que se tornam valores absolutos. E antes que se possa pensar que se trata de uma espécie de manipulação ou “adestramento” devo esclarecer que refiro-me ao fato de que adolescentes e jovens estão imersos em uma cultura de supervalorização do vulgar, do consumismo, da ditadura da moda, da futilidade, não sobrando tempo para pensar em valores que são universais, gratuitos e importantes para compreensão do indivíduo enquanto membro de um grupo social, capaz de transformar e se transformar através da cultura e da história, comportar-se como ser pensante suficientemente pronto para interpretar e produzir, sensibilizar e sensibilizar-se.
Durante uma aula de produção de texto no 8º ano B do Ideal Colégio e Curso, percebi o quanto esses alunos sentiam dificuldades em demonstrar seus sentimentos, não valorizavam as coisas grandiosas. Senti-me incomodado com isso e propus um passeio no entorno da escola. No percurso fiz algumas paradas. Na primeira, solicitei que eles olhassem fixamente durante alguns minutos às florezinhas encontradas à margem do caminho. Em outra, pedi que eles olhassem a paisagem e tentassem encontrar algo de belo. Sem saber do que se tratava, questionavam a todo instante sobre os objetivos do passeio. Posso ter errado em não os ter comunicado, mas se assim o tivesse feito, o resultado não seria o mesmo. A ultima parada foi em pequeno lago, onde na ocasião um pássaro segurava-se em um pequeno talo de capim. Eles ficaram encantados com a cena. Pedi então que observassem atentamente aquele local.
Turma do 8º ano B em aula de campo com o Profº Ranilson. Objetivo: Educar para a sensibilidade.
A caminho de Passárgada |
Produção textual após aula peripatética com profº Ranilson Duarte |
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