Projeto de História sobre a Idade Média teve sua culminância nesta segunda-feira (16/5).
Quando falamos em Idade Média , quase todas as pessoas lembram-se logo da inquisição, das muitas mortes, das guerras "santas", de todos os inocentes que pararam na fogueira em nome de algum deus. Entretanto, o período medieval, é imensamente maior que isso. É belo, é incrível, é cultural...
O termo "Idade das Trevas" foi cunhado na época do Renascimento e a Idade Média acabou se tornando o "período negro" da história, pois, além de tudo, ela ficava, indiscutivelmente, entre a beleza e grandeza da Antiguidade e o avanço e progresso do Iluminismo.
Porém, foi no medievo que se desenvolveu boa parte da cultura da história da humanidade. A Idade Média foi palco de grandes festas populares, que serviam para "nivelar" a população, pois durante essas festas, a alienação e as diferenças hierárquicas desapareciam completamente, a saber, pelo emprego das máscaras que eram usadas para permutar essas diferenças sociais.
Dentre as festas populares medievais, destacam-se o carnaval e a festa dos tolos. O carnaval era a principal festa popular medieval. Ele durava quase três meses e era a época em que as pessoas podiam fazer tudo o que queriam. O Carnaval era Como uma “Libertação” para as pessoas.
Já a festa dos tolos tinha uma característica interessante, que eram os Chicaneiros e Bufões. Os Chicaneiros eram alvos de injúrias e grosserias. Durante essa festa, o vocabulário vulgar era permitido, então além de injuriar uns aos outros, as pessoas direcionavam as maiores grosserias aos Chicaneiros. Já os Bufões, eram pessoas elegidas para vestir-se com trajes reais, rir e serem alvos de espancamentos (que também eram permitidos na festa). Com o passar do tempo essa festa foi proibida.
Além de tudo isso, existia também a famosa Praça Pública que era o lugar que sediava as festas e comemorações medievais. A praça era como uma segunda vida paras as pessoas, pois eles não era espectadores das festas, eles as viviam. (Como em Olinda, por exemplo).
Um rito muito comum na praça pública era a rega com urina e excrementos. Isso era muito vivenciado na festa dos tolos. As pessoas não se salpicavam com lama, mas com urina e fezes, pois isso tinha uma relação com o nascimento e a fecundidade. Além disso, os excrementos provocavam bem-estar, pois vinham do baixo corporal.
Por fim, temos que concordar que a Idade Média, realmente teve um lado negro, por causa da religião, pois além de tudo, a razão era usada a serviço da fé religiosa, mas o período medieval não foi apenas isso, não foi só alienação religiosa. O medievo foi um período de reconstrução cultural, que, como vimos, repercute até a atualidade.
Dessa forma, é totalmente errôneo atribuir à Idade Média o conceito de Idade das Trevas.
Projeto realizado pelo profº Márcio Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário